top of page

Saiba como preparar sua empresa para Home Office hoje mesmo


O Covid-19 (Coronavírus) está fazendo o Brasil e o mundo passarem por um momento que exige muito a nossa atenção e requer que tomemos medidas rápidas de precaução e de segurança para desacelerarmos os contágios com o vírus, e o Home Office pode ser a saída ideal para isso.


O Covid-19 está trazendo um grande desafio para os seres humanos no mundo todo: como frear a contaminação e continuar os negócios de nossas empresas?

A resposta para isso é reinventar o modelo de trabalho, encontrando formas de manter a produtividade priorizando a segurança. Umas das formas mais usadas para isso tem sido o Home Office.


Sabemos, também, que em nosso País existem muitos profissionais que não podem realizar o Home Office por muitas razões: trabalham em serviços de extrema necessidade humana, trabalham como empregadas domésticas, tem um pequeno mercado de bairro e, para protegermos essas pessoas que não têm condições de realizarem o Home Office e as suas famílias, precisamos pensar e fazer o que está ao nosso alcance para isso.


Bem, se sua empresa tem condições de oferecer Home Office aos colaboradores, mas ainda não desenhou uma política para isso, temos uma sugestão simples: desenhe essa política praticando o Home Office. Precisamos desacelerar o contágio pelo vírus e agora é a hora de permitir com que as pessoas trabalhem a partir de casa. E rápido.

Feito isso, temos algumas orientações para que o home office seja mais eficiente e as pessoas não se sintam “desamparadas” no trabalho.


Reuniões de acompanhamento

O Home Office é uma prática que exige muita disciplina. Tanto dos líderes quanto dos liderados.

Uma forma de evitar que seus liderados se sintam abandonados durante o trabalho Home Office, é realizando reuniões matutinas em todos os dias.

Aproveite essa reunião e pergunte sobre o estado de saúde das pessoas e de suas famílias. Isso humaniza ainda mais esse momento de contato à distância.

Se sentir a necessidade, retome os objetivos principais do dia ou da semana.


Para realizar essas reuniões, existem diversas ferramentas gratuitas no mercado, como o Zoom, Whereby, Skype e, até mesmo, o seu Instagram.


Acompanhamento das entregas

Para que exista um acompanhamento das entregas e para que as pessoas possam saber quais as atividades devem priorizar na semana e/ou no dia, é possível ter um meio digital para isso.

Caso a sua empresa ainda não tenha nenhuma ferramenta para isso, nós sugerimos o Trello, que é uma ferramenta gratuita e super simples de utilizar.

Além do Trello, você pode utilizar uma planilha compartilhada no Google Drive.


Organização pessoal para o trabalho Home Office

Como falamos anteriormente, o Home Office é uma prática que exige muita disciplina.

Caso você não esteja acostumado com essa forma de trabalhar, temos algumas dicas para tentar te ajudar a se adaptar rapidinho:

  1. Acorde e se arrume como se fosse trabalhar no escritório. Isso vai ajudar o seu cérebro a entender que é momento de trabalhar.

  2. Encontre um local tranquilo em sua casa, que te deixe confortável para o trabalho Home Office.

  3. Caso tenha mais gente em casa, combine com todos os horários que você estará disponível para conversar com eles e os horários em que não estará disponível.

  4. Se o seu trabalho não exigir contato telefônico, coloque seu celular em “modo avião”, para evitar distrações. Por mais que você tenha preparado seu cérebro pra “acordar” para o trabalho, ele sabe que está em um ambiente diferente e buscará distrações.

  5. Desligue qualquer outro aparelho que esteja à sua volta, como televisores.

  6. Planeje pausas de 5 minutos a cada 50 minutos. Coloque seu celular para despertar e, nesses cinco minutos, exercite-se um pouco, vá ao banheiro, tome água.

  7. Coloque o seu celular para despertar para te lembrar do horário de parar para o almoço.

  8. Se precisar, use fones de ouvido para aumentar a sua concentração.


Se sua empresa tem atividades que não podem ser realizadas home office, sugerimos que sejam mantidas apenas as atividades essenciais, revezando o quadro de funcionários para que o contato seja restrito.


Como entreter as crianças

As atividades presenciais nas escolas também estão sendo suspensas por conta da pandemia de Coronavírus e, dessa forma, as crianças também estarão em casa.

Para que você consiga produzir sem deixar de atender aos seus filhos, sugerimos que planeje atividades que as crianças possam realizar enquanto você trabalha.

Invente brincadeiras que elas possam brincar sozinhas ou que interajam com você de forma que não te atrapalhe, como brincar de escritório, por exemplo.

Separe alguns livros para que ela leia e estude, afinal de contas, Coronavírus não é férias.

Para outras ideias de atividades, veja a postagem do Floripa Infantil, clicando aqui.


Happy Hour


Claro que o momento de interação entre as pessoas em um Happy Hour é super importante para a integração entre os integrantes do time.

Então, nossa sugestão é que mantenham essa prática. Mas cada um na sua casa.

Usem e abusem das ferramentas de videoconferência até mesmo nessa hora feliz.

Além de estarem seguros, em casa, não haverá aquele problema de quem é que paga a comanda, não é mesmo?


Trabalhos domésticos

Outra dica que damos é: se você já tem um orçamento reservado para pagar uma diarista para a sua casa, diga a ela para não vir ao trabalho mas mantenha o seu pagamento.

Isso fará com que ela não se exponha ao risco e mantém a sua fonte de renda para o sustento da família.

Certamente, quando isso tudo passar, ela voltará ao trabalho com muito mais ânimo e gratidão.

O mesmo vale para outros profissionais liberais que te atendem de alguma forma. Faça o possível para manter os seus pagamentos.


Dicas gerais

Mantenha a calma. O pânico não ajuda em nada nesse momento.

Vá ao supermercado e compre apenas o necessário para você e sua família ficarem uma ou duas semanas sem precisarem retornar ao estabelecimento.

Evite festas, lugares muito cheios e contato físico.

Na verdade, nossa orientação, mesmo, é que evite ao máximo sair de casa 😂😂

Só saia em casos de muita necessidade, como ir ao supermercado ou à farmácia.

Tome muita água, mantendo o corpo hidratado. Alimente-se adequadamente.

Se está com sintomas leves de gripe, evite ir aos centros de saúde. Fique em casa e cuide-se bem.

Procure um posto de saúde caso você perceba ser REALMENTE necessário.


Para saber a diferença entre os sintomas da gripe e do coronavírus, clique aqui.

Muitas prefeituras já estão disponibilizando um número telefônico para o qual você deverá ligar caso tenha dúvidas de como proceder em caso de suspeita de ter contraído o Covid-19 (Coronavírus). Procure o número da sua localidade e informe-se.

Lembramos que manter a saúde é um dever de todos e um compromisso de nós para com os outros.


Siga as recomendações dos órgãos de saúde do Brasil e do Mundo e mantenha-se em segurança.

Lembre que Home Office não é férias e que logo isso tudo vai passar.


Caso saiba de mais alguma dica para melhorar o trabalho home office, escreva aqui nos comentários.


 


235 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page