top of page

Como contratar um bom profissional


Hoje uma das maiores dificuldades encontradas pelas empresas, independente do porte e do ramo de atuação, está relacionada com os recursos humanos. O desafio começa em encontrar a pessoa certa para a função.

Você já deve ter ouvido a frase: "Contrate o sorriso e treine a técnica" ou então "Contrate o caráter e treine as habilidades". Essa é uma das estratégias de seleção para driblar o apagão de mão-de-obra e de líderes.

Nesse caso, a seleção é feita de acordo com o candidato que tenha maior potencial de se adaptar à empresa, à cultura e a função, mas sem deixar de avaliar a habilidade de aprendizado a curto prazo. Ou seja, os recrutadores estão de olho nas competências comportamentais.

Quem contrata investiga na entrevista e nas dinâmicas se a pessoa possui as competências necessárias para a função específica. Mas, também é possível usar ferramentas disponíveis no mercado para avaliar e mensurar o grau de competência comportamental do candidato. Chamamos estas ferramentas de Assessment, que ajudam a fazer com que o processo seletivo seja mais assertivo, além de contribuir para a gestão deste candidato caso ele seja selecionado.

Essas ferramentas auxiliam a tirar a subjetividade do processo. O relatório fornece ao recrutador informações sobre quais competências o candidato tem e em que grau. Com isso, se torna mais fácil verificar se ele realmente possui as competências necessárias para atuar naquele setor. O relatório aponta onde o recrutador precisa focar na entrevista para avaliar o candidato.

Outro ponto importante é que ao aplicar uma ferramenta de Assessment a empresa já sabe, de antemão, o que precisa desenvolver no candidato para que ele traga resultados mais rápido.

Já para quem busca uma vaga no mercado de trabalho e quer estar bem preparado para uma seleção de emprego, a dica é buscar o auxílio de um Coach e fazer um Coaching de Carreira.

Com o trabalho do Coach é possível avaliar as competências e trabalhar no desenvolvimento delas para que o profissional as apresente bem na seleção. Não adianta ele possuir as competências exigidas, mas não saber demonstrá-las e aplicá-las.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page