top of page

Liderança e Sucessão: lições aprendidas assistindo ao filme O Rei Leão


O mundo corporativo, como dissemos no artigo anterior, muda constantemente, exigindo maior planejamento, ação e resultados rápidos. O filme O Rei Leão nos traz grandes lições de como preparar as lideranças para encarar os desafios futuros, de forma positiva e sustentável.


As organizações possuem um grande desafio frente às mudanças que acontecem no mercado. Juntamente com as mudanças dos cenários nos negócios, acontecem as mudanças organizacionais dentro das empresas, trazendo mobilidade de cargos, novas contratações e promoções. Mas de que forma podemos lidar com essas mudanças internas de forma positiva e sustentável?


No filme O Rei Leão, encontramos um grande exemplo de liderança: Mufasa, pai de Simba. Como rei, ele tem um grande cuidado em manter a harmonia de seu reino, respeitando todas as criaturas que dependem daquele ambiente para viverem. Além disso, com foco no crescimento e na sustentabilidade do reino, Mufasa começa cedo a preparar seu sucessor, repassando para Simba todo aprendizado que acumulou ao longo do tempo.



Em determinado momento, Mufasa é morto. Seu irmão, Scar, manobra para assumir o reinado trazendo um bom exemplo do que não fazer. Exercendo uma liderança destrutiva, Scar acaba impactando negativamente não apenas os súditos, mas também todo o território.



A “saída” prematura de Mufasa da posição que ele ocupava nos faz pensar que isso também pode acontecer em nossas empresas. Quando um líder é promovido ou, de fato, abandona a empresa para uma posição em outra companhia, o cargo que ele ocupava fica vago. Diante desse cenário, o filme O Rei Leão nos traz ensinamentos importantes, que podemos utilizar na realidade das organizações.



Prepare seu sucessor

Prepare o seu sucessor:

Tenha em mente que para crescer, você precisa ter alguém para ocupar seu lugar. Quanto melhor preparada essa pessoa estiver, mais você poderá delegar para ela. Isso vai te dar tempo para novos projetos, novos desafios e, até, novas posições.



Trate seus liderados com carinho

Trate seus liderados com carinho:

Entenda a interdependência das áreas, valorize o papel de cada um no processo e no resultado. Lembre-se de que a diversidade traz riqueza para qualquer ambiente e para qualquer atividade.



Tenha as pessoas certas nos lugares certos

Tenha as pessoas certas nos lugares certos:

Procure conhecer bem sua equipe. Certifique-se de saber no que cada um é bom, quais são suas forças, onde estão suas vulnerabilidades e quais são seus limites de entrega. Com essas informações você pode identificar com mais facilidade quem é a pessoa certa para cada posição. E, se precisar trazer alguém de mercado, não esqueça: contrate o caráter e os valores. Depois treine a técnica.



Alie-se a pessoas positivas:

Para enxergar oportunidades e encontrar soluções, precisamos tirar o foco do problema. Cercar-se de pessoas positivas pode te apresentar novas perspectivas e ajudar a encontrar as forças de cada um da sua equipe. Além disso, você pode ter momentos Hakuna Matata e colocar em ação o ócio criativo.



Não esqueça de quem você é:

Está é a mensagem de Mufasa para Simba. E essa é, também, a nossa mensagem para você. O tempo de miar acabou! É hora de rugir. Deixe qualquer insegurança de lado e tenha sempre em mente suas forças e virtudes. Fortaleça sua autoconfiança, valorizando seus esforços na superação dos desafios e comemorando suas conquistas e resultados.


O processo de sucessão é, muitas vezes, colocado em segundo plano pelas organizações e pelos líderes. Não permita que isso aconteça na sua equipe. Identifique as competências chaves para o futuro da sua empresa e desenhe um plano de desenvolvimento para preparar, pelo menos, duas pessoas para ocupar a sua posição. Certamente você terá muitos momentos Hakuna Matata quando tiver a oportunidade de fazer a gestão de outros reinos.


Conta aqui pra nós o que você achou dessas lições do O Rei Leão.


 




737 visualizações1 comentário
bottom of page