top of page

Lições corporativas do filme Dumbo: faça seu elefante voar



Quem aqui conhece o elefante mais amado em todo o mundo?

Dumbo é um longa metragem animado produzido pela Disney, lançado no ano de 1941, e que recebeu um remake em uma versão live-action no ano de 2019.

Os dois filmes, tanto a animação quanto o live-action, contam a história de um elefantinho que foi rejeitado e ridicularizado por conta de suas grandes orelhas e a sua forma trapalhona de se apresentar.

Na animação, Dumbo faz amizade com o rato Timóteo, que em certa altura do longa metragem convence Dumbo de que ele é capaz de voar. Já no live-action esse encorajamento vem por parte de duas crianças. Encorajado, Dumbo começa a voar e se torna a atração mais rentável do circo.

Você pode estar se perguntando: o que essa história pode ensinar para as organizações?

Lição 1: A diversidade como combustível para alçar vôos altos

Os filmes, por si só, já nos apresentam um grande ensinamento quando falamos de diversidade: o próprio Dumbo. Um elefante muito diferente dos outros e que tinha um potencial enorme, tornando-se a principal atração do circo.

Dumbo foi “contratado” pelo circo para fazer parte do espetáculo principal da noite e, todo atrapalhado, o número acaba dando errado já no primeiro ato. Como punição, Dumbo foi transferido para um número de palhaços, em que todos riam e caçoavam do “profissional”.

Essa história parece familiar?

Você já ouviu falar sobre um profissional que foi contratado ou promovido para determinada posição e ele parece não se encaixar muito bem? Ou talvez as pessoas sequer lhe dão oportunidade de mostrar a que veio. Logo ele vira piada por toda a empresa e o seu potencial é ignorado.

Assim como o Dumbo, o novo profissional pode ter dificuldade em perceber a sua posição na nova empresa ou no novo cargo, podendo falhar já na sua primeira “apresentação”. Nesse sentido, as organizações e as lideranças precisam prestar real atenção a esse profissional, para identificar o seu potencial e apoiá-lo para que se torne, de fato, a estrela do show para o qual foi contratado.

Uma equipe de alta performance se faz com as diferenças. Por isso é importante que as organizações invistam na diversidade com o foco de aproveitar o que cada profissional pode trazer de melhor.

Lição 2: A inovação vem dos lugares mais improváveis

Os filmes nos mostram que a diversidade é, além de representatividade, respeitar as opiniões diferentes que vêm de fontes diversas.

Quando falamos em diversidade, não podemos deixar de falar de representatividade. Se nossa empresa diz respeitar as diversidades, é importante termos em nossa empresa funcionários de diversas culturas, etnias, sexualidades, etc. e, além disso, precisamos saber dar voz e termos ouvidos para ouvi-las.

Nos filmes, Dumbo estava já muito triste pela situação em que se encontrava, sentindo-se sem utilidade, mesmo sabendo que poderia contribuir com o circo.

O olhar de oportunidade para aproveitar o potencial de Dumbo, bem com a força de liderança que o ajudou a chegar lá, vieram dos lugares mais improváveis. Foram as vozes de um ratinho (na animação) e das crianças (no live-action) que ajudaram Dumbo a levantar vôo, tornando-se a principal atração do circo.

Com isso aprendemos que não precisa ter uma posição formal para exercer liderança. Se você enxerga a oportunidade, vê o potencial da pessoa, pode unir essas forças e inovar, mesmo que não seja um líder formal.

Além disso, os filmes nos ajudam a entender que todas as pessoas são importantes para o negócio e precisamos fazer com que elas saibam disso. Uma grande ideia pode estar no lugar mais improvável.

Lição 3: Acredite e Faça seu elefante voar

Todas as lições do filme são importantes, mas se pudéssemos eleger uma delas, seria: faça o seu elefante voar. Não julgue uma ideia apenas porque acha que não é possível. Ouse arriscar com a ajuda das pessoas certas.

A ideia maluca de fazer um elefante voar (assim como várias ideias malucas da Disney), nos ensina que precisamos acreditar no potencial de nossas empresas, dos nossos líderes e de nossa equipe, por mais que outras pessoas não deem o devido crédito às suas ideias.

O segundo filme traz duas frases importantíssimas para quem escolhe acreditar: “Nunca deixe ninguém dizer que não consegue” e “Nós tornamos o impossível, possível”.

A diversidade traz grande vantagem competitiva para as organizações: sempre terá alguém para encorajar os projetos, por mais malucos que pareçam; sempre haverão pessoas acreditando e não deixando que digam que não é possível; por outro lado, sempre terá alguém para apontar os riscos do projeto, indicando algumas adaptações. Trabalhando juntos, contribuindo e somando forças, todos farão o elefante voar, tornando o impossível, possível.

Lição 4: Funciona na vida real

A Disney possui uma diversidade enorme em seus empreendimentos e procura transmitir essa ideia também em seus filmes.

Em seus parques é possível encontrar trabalhadores de todos os cantos do mundo, de 18 a 60 anos de idade.

Essa diversidade é tão valorizada pela empresa que eles desenvolveram um método para basearem as suas ações de inclusão (é possível conhecer o método no The Dream Leader), que podem ser replicadas em qualquer empresa.

Quando uma organização respeita, aprecia e valoriza as pessoas, a notícia se espalha por todo o mercado e, como resultado disso, os profissionais buscam a sua empresa quando querem uma vaga e os funcionários atuais dedicam-se ao máximo para permanecerem nela.

O seu contexto

Para tirar mais proveito das lições, vale a reflexão:

  • Como acontece na sua empresa?

  • Há oportunidades de montar uma equipe diversificada?

  • As diferenças são respeitadas para que as pessoas se sintam valorizadas?

  • Os líderes costumam olhar para as pessoas com um olhar de potencial?

  • Todos têm a oportunidade de serem ouvidos?

  • As pessoas são líderes das posições que ocupam?

Responda essas questões francamente e ajuste o que precisar. Inspire-se na história do Dumbo e faça o seu elefante voar.

O que você achou desse nosso artigo? Deixe a sua opinião e/ou contribuição aqui nos comentários.





1.441 visualizações0 comentário
bottom of page