A arte de dizer "não"


Dizer “não” pode ser um grande desafio porque tomar decisões sempre é um ato que vem acompanhado de consequências.

Há pessoas que acreditam que negar, em vez de consentir, é um ato considerado antipático, desagradável ou mesquinho, e isso faz com que elas tenham ainda mais dificuldade de se posicionar. Se você é uma dessas pessoas, precisa entender que, muitas vezes, dizer "não" é, na verdade, uma prova de consideração para com os outros.

E mais, sua capacidade de dizer “não” afeta diretamente fatores essenciais de liderança, já que mostra o seu grau de autoconhecimento e assertividade. Por isso, podemos dizer que para desenvolver sua liderança você precisa aprender a dizer “não”. Isso porque uma pessoa que sabe impor e respeitar seus próprios limites apresenta melhores resultados do que aqueles que não entendem essa necessidade.

Um dos passos fundamentais para alcançar resultados é ter foco. E ser uma pessoa focada é saber dizer não. Afinal, se você concorda com as sugestões e pedidos de todos à sua volta, como conseguirá administrar o seu tempo e dar conta de tudo que tem para fazer?

Já ouviu falar que “pequenas permissões abrem espaço para grandes invasões”? Pois é, se você disser sim para tudo, pode acabar afetando negativamente seus relacionamentos, já que tem grande chance de se envolver em situações que causam extremo desconforto e mal estar.

Não dá para negar que de pouquinho em pouquinho, um dia enche. Então, antes de acumular tarefas e frustrações que possam fazer você se encher dos outros, aprenda a dizer "não". Mas atenção, não estamos dizendo para você negar tudo, a todos. É importante que você use o bom senso e encontre um meio termo sempre que for possível. Para saber o momento certo de dizer não, coloque na balança as vantagens e desvantagens de cada situação e tenha sempre em mente suas prioridades. Além disso, você pode usar algumas dicas básicas:

  • Lembre-se que todo mundo está familiarizado com o “não”, já que é a palavra mais ouvida na infância.

  • Seja sincero. Não adianta falar “sim” apenas para ter a aprovação das pessoas.

  • Não aceite chantagens como: “Me ajuda só dessa vez”, “Só você pode me ajudar” ou “Não esperava isso de você”.

  • Use a simpatia em vez da agressividade. Seja firme nas suas posições, sempre mantendo o diálogo positivo.

  • Uma vez que disse “não”, evite voltar atrás.

Agora é com você. Defina suas metas e se esforce para manter o foco. Quando pretende começar a treinar? Quantos "nãos" você pode dar esta semana?

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