top of page

A ansiedade da indecisão


Nada é mais aflitivo do que a indecisão. Não concorda? Enquanto não há decisão, a ansiedade toma conta de nossos sentidos: ouvimos, vemos, sentimos, respiramos e comemos o problema. Só temos olhos para ele. Pouco olhamos em volta e praticamente não vemos a solução. Parece que, independente das consequências geradas pela nossa decisão, a ansiedade que as antecedem é a parte mais negativa do processo, deixando turva qualquer visão que tenhamos do resultado. É o medo do novo; o famoso fator "e se...?" que nos acompanha em situações de mudança.

O fato é que, enquanto protelamos a solução, o problema vai se transformando em algo maior do que realmente é. Resultado: a ansiedade cresce na mesma proporção e nossa capacidade resolutiva fica afetada. Porém, é preciso admitir que, às vezes, sofremos por coisas que são simples de resolver. Falando nisso, já percebeu que às vezes não temos que tomar nenhuma decisão? Sim, é possível que seu problema desapareça quando você mudar o ângulo de visão. Talvez você perceba que o ele não é seu. Quem sabe descubra que ele até afeta você, mas na verdade não tem controle sobre ele. Ou então, para sua surpresa, perceba que o seu problema, na verdade, é uma solução.

Independente da situação, o mais importante é controlar a ansiedade, antes que ela controle você. Como se faz isso? Comece tirando o foco do problema e ampliando sua visão na busca de soluções. Em outras palavras, tenha em mente que a melhor das soluções é decidir tomar as rédeas da situação e focar naquilo que é realmente importante.

Se precisar de ajuda para fazer isso, procure um Coach.

133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page